Depois que o celular virou o melhor amigo do ser humano, pouco se pensa em fazer um ensaio fotográfico. Isso porque, quase todo mundo se acha fotógrafo e os apps de fotografia acabam dando uma mãozinha para os menos talentosos.
Além disso, os ensaios fotográficos também se tornaram muito comuns com quase todo mundo fazendo as mesmas coisas: olhares apaixonados, mãos dadas, sorrisos acanhados, etc.
Por isso, nós fotógrafos, precisamos nos reinventar criando propostas de fotografia que causem algum impacto visual e valor emocional aos clientes, como por exemplo: ensaios gestantes, ensaio família, book casal, entre outros tantos temas que um smartphone não consegue concorrer.
Hoje eu quero apresentar um ensaio diferente: o Ensaio na Caixa!

Conhecido também como foto na caixa, cubinho de amor, ensaio no cubo, depende da região.
Basicamente se trata de uma caixa em algum material resistente (MDF ou outro tipo de madeira) que cabe um pessoa ou mais. Posicionamos uma luz à frente (flash direto ou softbox) e a câmera em um tripe (para que todas as fotos fiquem na mesma posição) e fotografamos várias poses dentro dessa caixa.
O ideal é que o cubo esteja suspenso para se criar poses e possibilidades de interação na parte inferior também.
Cabe ao fotógrafo idealizar as poses de uma forma que seja possível realizar montagens posteriores a sessão fotográfica.
O Ensaio no cubo pode ser também um ensaio família interessante, uma vez que é possível envolver muitos membros ao mesmo tempo. É um ensaio divertido pois os próprios clientes começam a imaginar as possíveis montagens e se dispoem as mais variadas poses.

A foto na caixa também facilita no agendamento pois não depende da previsão do tempo ou de luz natural pois normalmente é realizado em um estúdio e por não ser tão demorado (com duração aproximada de 45 minutos), pode ser realizada até mesmo à noite.
Outra vantagem da foto no cubo é a possibilidade de montar pequenos cenários dentro dele, podendo criar vários temas ao longo do ano e assim fazer ainda mais montagens.
Como necessita de uma certa estrutura, poucos estúdios ou fotógrafos aqui no RJ oferecem esse serviço. Na minha cidade por exemplo: Itaguaí/RJ, eu não conheço mais alguém que faça (até a data de publicação desse artigo).
Finalizo esse post te convidando a vir participar dessa sessão fotográfica diferente e com algumas dicas:
- Se possível, combine as roupas de todos os participantes do ensaio: cor de blusa, cor da calça, bermuda ou short;
- Use roupas confortáveis e que possibilitem mobilidade (evitar vestidos ou blusas muito folgadas);
- O ensaio costuma ser descalço ou com meias;
- Traga acessórios para se criar composições: objetos, balões, faixas, etc.;
- Venha aberto a se divertir.

Não importa se chamamos de Ensaio na Caixa, Ensaio no Cubo, Foto na Caixa, Foto no Cubo, Cubinho de amor, etc.
O importante é reunir sua família, convidar seu amor, trazer o seu pet ou vir sozinho mesmo e experimentar essa grande novidade: um ensaio divertido, para todas as idades e que cria um momento de descontração além de memórias únicas.
Participe você também, clique aqui e agende o seu!