Com a chegada do Smartphone, o acesso a informação ficou muito mais veloz. O consumo de fotografia também cresceu muito após sites como Pinterest, Flickr, Instagram e etc.
Fica muito fácil buscar o melhor tipo de foto que gostaríamos para nossos ensaios ou registros de família. Porém uma dúvida surge: Foto espontânea ou Foto posada?
Vou lhe mostrar hoje que a linha que separa esses dois tipos de fotografia é muito tênue e que talvez estejamos nos preocupando com algo que não faça tanto sentido.
NÃO EXISTE FOTOGRAFIA 100% ESPONTÂNEA! Como assim? ... eu explico.
Quando nós, fotógrafos, marcamos um ensaio ou book, sempre temos em mente qual foto faremos, baseado no casal, família, pessoa, locação, tipo de roupa, etc. Além disso, esse tipo de registro exige de nós, profissionais de fotografia, o mínimo de domínio de direção de pessoas.
Quantos dos leitores sabe exatamente o que fazer ao estar de frente para uma câmera fotográfica? Para onde olhar? como posicionar as mãos e pés? qual o melhor lado do rosto e cabelo? - Uma série de detalhes que compõem uma fotografia "perfeita".
Toda e qualquer fotografia exige o mínimo de pose, para então seguir para a espontaneidade.
A partir da pose inicial, as outras fotografias vão surgindo, completando o ensaio como um todo.
O que o fotógrafo faz é encontrar a melhor posição para os modelos e apoiado nela, gerar situações reais para que aconteça o melhor registro daquele momento.
É só você pensar o seguinte: naquela mesma situação da fotografia, eu estaria agindo daquela forma naturalmente?
Vamos notar que, se alguém não tivesse provocado aquele abraço, aquela caminhada, aquele sorriso, aquele olhar, talvez aquilo não aconteceria e com certeza não teríamos aquela foto.
A foto aparenta ser espontânea por que ficamos a vontade para viver o momento criado pelo fotógrafo a partir de uma pose pronta.
No fim da história, a foto que vai para o porta-retrato é aquela que estamos estáticos olhando para câmera e sorrindo. Portanto, pra quê se preocupar?
Aproveite o seu ensaio ou book para viver uma experiência, sair da rotina e saiba que seu fotógrafo terá plenas condições de extrair o melhor de você dessa sessão.
Procure ser você mesmo a partir das situações geradas por nós fotógrafos, crie a sua história e verá que não existe a melhor foto e sim o melhor momento.
Eu tenho o costume de não interferir no que está acontecendo a minha frente quando fotografo casais e até mesmo outros eventos. A pose é só um pretexto para te deixar a vontade.
Ficou com vontade de fotografar também? fale com a gente, pois "O nosso foco é a sua história."